20/11/2010

Convite Cine Teatro EIT

Dia 22/11/2010, segunda-feira, serão exibidos os filmes:
Sessão às 12h15min.: Documentário Afromemória (Duração: 16 minutos) - Projeto Afromemória (Direção Geral: Filó Filho. Classificação Indicativa: Livre
Sessão às 18h15min.: Documentário Discriminação, minorias e racismo (Duração: 17 minutos). Direção: Marcelo Caetano. Classificação indicativa: Livre.
Local: Espaço Cultural Teatro da Praça – QNB 1, Área Especial - Taguatinga-DF (Próximo à praça do Relógio). Tod@s estão convidados (as). Entrada franca. Seguem abaixo mais informações sobre os filmes.

Afromemória


Documentário sobre a história dos afrobrasileiros do Rio de Janeiro no final da década de 1970 até 1990. Projeto Afromemória destaca o movimento negro e os principais fatos que marcaram a população negra nessa cidade. Duração: 16 minutos. Classificação Indicativa: Livre. Realização: Vice-governadoria do Estado do rio de Janeiro e GISOL – Grupo Interdisciplinar de Suporte e Orientação para a Liberdade. Direção Geral: Filó Filho.



Discriminação, minorias e racismo



O documentário discute à luz dos Direitos Humanos a discriminação e o racismo. Direção: Marcelo Caetano. Duração: 17 minutos. Realização: ANDHEP.
Psiiiiiiiiiu!
Êi! Teatro!
EITeatro!
Lembrete: Toda sexta-feira tem oficina de Teatro, o EITeatro, às 18h20min. na sala de Artes Cênicas do CEMEIT. Oficineiro: Abder Paz.

09/11/2010

Vejam matéria sobre o Cine Mais Cultura e o curso de capacitação realizado com professores do ensino médio da rede pública do DF.
http://www.youtube.com/watch?v=S-ygT_i_EEs&feature=related

08/11/2010

Vídeos e Fotos da Oficina de Teatro do dia 05/11

Abder falou bonito!!!

Fotos da Sessão do Cineclube do dia 25/10


 Participação do cineasta Adirley Queirós!


Participação do nosso grande colaborador Francisco Amorim!




Olha a professora Marcilene participando aí também!!! : -)



Vídeos e Fotos da Oficina de Teatro do dia 29/10

A escola fechou devido às eleições, mas conseguimos realizar a oficina no hall do Teatro da Praça!





04/11/2010

Convite
Cine Teatro EIT


Dia 08/11/2010, segunda-feira, serão exibidos os filmes:

Sessão às 12h15min.: Ticumbi de Elyseu Visconti (18 minutos) e Defina-se de Kelly Regina Alves. Classificação Indicativa: 14 anos.

Sessão às 18h15min.: Espelhos Partidos - 1º capítulo da Videonovela do CEM 01 - Paranoá (Duração: 14 minutos) e Defina-se de Kelly Regina Alves (4 minutos). Classificação indicativa: 14 anos.

Local: Espaço Cultural Teatro da Praça – CNB 1, Área Especial - Taguatinga (Próximo à praça do Relógio).

Tod@s estão convidados (as). Os(as) alunos(as) do CEM 01 do Paranoá, realizadores da videonovela, estarão presentes na sessão das 18h15min. para um bate papo após a exibição. Entrada franca. Seguem abaixo mais informações sobre os filmes.

Ticumbi

Após a proibição de Os monstros de Babaloo, Elyseu Visconti desiludiu-se com o mercado cinematográfico de ficção e passou a fazer documentários antropológicos Brasil a fora. Um dos melhores é Ticumbi, feito no Espírito Santo em 1978, produzido e fotografado por ele mesmo, e que registra uma festa semelhante ao congado, realizada pelos descendentes de um quilombo. Depois de uma procissão fluvial de três dias, os participantes encenam uma batalha entre mouros e cristãos ao som de pandeiros e tambores. É interessante reparar nas diferentes formas de enfocar a realidade na obra ficcional e documental do cineasta. No primeiro caso, percebe-se a deformação caricatural, inclusive física, dos protagonistas; no segundo, a preocupação quase científica com o registro das imagens. Atrás de tudo, entretanto, um cineasta-autor que merece ser conhecido melhor. Produção, direção e fotografia: Elyseu Visconti. Montagem: Rubens Amorim. Duração: 18 minutos.Texto de João Carlos Rodrigues.
Defina-se

Manifesto audiovisual sobre a trajetória dos negros no Brasil, da senzala à periferia da cidade grande. Defina-se. Direção: Kelly Regina Alves. Classificação Indicativa: Livre. Duração: 4 minutos.

ESPELHOS PARTIDOS

1º capitulo da Videonovela do CEM 01 – Paranoá. Duração: 14 minutos. Sinopse: Numa escola pública de 2º grau, jovens da cidade do Paranoá vivem o drama de serem sujeitos numa sociedade altamente consumidora. Direção: Projeto desenvolvido em oficinas de letramento audiovisual, onde os alunos do Centro de Ensino Médio 01 do Paranoá escreveram, filmaram, editaram e foram atores da videonovela. Trabalho desenvolvido coletivamente.

Psiiiiiiiiiu!
Êi! Teatro!
EITeatro!
Lembrete: Toda sexta-feira tem oficina de Teatro, o EITeatro, às 18h20min. na sala de Artes Cênicas do CEMEIT. Oficineiro: Abder Paz.

Sessões Cine Teatro EIT no dia 25/10/2010






















27/10/2010

Espetáculo Teatral Clariciano - Pulsações

CAL vira palco de teatro
Primeira peça encenada na Casa de Cultura da América Latina homenageia Clarice Lispector em cenário virtual
Thais Antônio - Da Secretaria de Comunicação da UnB

Clarice Lispector inspirou e inspira leitores com suas palavras carregadas de emoção. Os textos da autora de A hora da estrela e A Paixão segundo G.H. já foram tema de estudos, livros, filmes e espetáculos. O grupo cênico Teatro do Instante fez uma nova leitura dos textos da escritora para os palcos. A peça está em cartaz na Casa de Cultura da América Latina (CAL/UnB) até 12 de dezembro.
Não é a primeira vez que as palavras de Clarice sobem ao palco. Mas é a primeira vez que a CAL, galeria de arte, se transforma em teatro para recebê-las. Pulsações é o espetáculo que o grupo estreou na última quinta-feira, 21 de outubro. A proposta é desconstruir a estrutura do teatro tradicional, criando espaços de troca entre atores e público em um local não destinado para as Artes Cênicas. “O público participa do espetáculo como parte da experiência estética”, explica a diretora da peça e professora do Departamento de Artes Cênicas (CEN), Rita de Almeida Castro.
As atuações são complementadas por projeções de  Carlos Praude, artista plástico e mestre pela Universidade, que cria o cenário a partir de imagens que tomam todas as paredes da Galeria Acervo e variam de acordo com os movimentos e sons dos atores.
O cenário é quase todo virtual. As imagens das projeções em 360 graus criam uma atmosfera onírica. “Foi uma via de mão-dupla: tanto a Clarice nos puxou para o devaneio do sonho como a gente tinha o desejo de trabalhar com a ambiência onírica”, conta Rita. “Quando começamos a ler a Clarice, vimos que tinha tudo a ver, o texto dela traz essa atmosfera”.
O espetáculo é formado por pequenas cenas que têm começo, meio e fim. “Há encadeamento entre elas, mas cada uma é completa”, diz a diretora. Dois músicos tocando ao vivo complementam a peça. O figurino é em tons de pele e há poucos objetos em cena. Por ser uma montagem intimista, Pulsações comporta um público de apenas 28 espectadores.
O grupo de teatro foi formado a partir do grupo de pesquisa da UnB Poética do Corpo, em que Rita é uma das coordenadoras. A montagem foi auxiliada pelo professor do Departamento de Teorias Literárias André Luis Gomes, especialista em Clarice Lispector. Os atores Mônica Mello, Rachel Mendes, Raqueline Feitosa, Sullian Trincivalli, Rederson dos Anjos, Cristiano Gomes e Alice Stefânia são estudantes, ex-estudantes e professores da Universidade de Brasília e formam o elenco da peça.
EXPOSIÇÃO – Carlos Praude também usou a Galeria CAL, como espaço de experimentação de tecnologia aliada à arte. Na exposição Instantes, o artista coloca programas de arte computacional à disposição dos espectadores, que interagem diretamente com as obras.
A instalação Rockabyte, é uma cadeira de balanço em frente a uma televisão. Inspirada em texto do dramaturgo Samuel Beckett, que escreveu para uma mulher que movimenta uma cadeira de balanço, a obra é interativa. “No texto, ele fala sobre ir e vir, sobre a morte”, explica Praude. “A cada gesto ou movimento que o espectador faz na cadeira, uma câmera que detecta os movimentos desencadeia as imagens que aparecem na tela”. As imagens da obra são as mesmas da peça Pulsações.
A partir do espetáculo e da exposição, três oficinas ocorrem durante a Semana de Extensão da universidade. Carlos Praude estará na Faculdade UnB Gama em 9 de novembro, com a oficina Arte e Tecnologia, com ênfase em programação de objetos para a arte. No mesmo dia, Raquelina Feitosa, uma das atrizes da peça, apresentará aos alunos do campus Ceilândia as possibilidades de fazer som com o corpo, sem instrumentos, em Som e corpo. No dia 10, será a vez do professor do Departamento de Teorias Literárias André Luis Gomes levar a oficina Pulsações Claricianas ao campus Planaltina. Outras nove oficinas com programação ainda indefinida ocorrerão até 12 de dezembro.

SERVIÇO
http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=4100
Reservas para Pulsações podem ser feitas pelo e-mail teatrodoinstante@gmail.com ou pelos telefones 3033-2081 e 9999-1628. A peça ocorre às quintas e sextas-feiras às 10h e às 12h30 e aos sábados, às 20h. A exposição Instantes abre de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 10h às 21h.
Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: UnB Agência. Fotos: nome do fotógrafo/UnB Agência.

22/10/2010

Convite Cine Teatro EIT
Dia 25/10/2010, segunda-feira, serão exibidos os filmes:
Sessão às 12h15min.: O dia em que Dorival encarou a guarda de Jorge Furtado e José Pedro Goulart (Duração: 15 minutos). Classificação Indicativa: 14 anos.
Sessão às 18h15min.: Espelhos Partidos - 1º capítulo da VideoNovela do CEM 01 - Paranoá (Duração: 14 minutos). Classificação indicativa: Livre.
Local: Espaço Cultural Teatro da Praça - QNB 1, Área Especial - Taguatinga (Próximo à praça do Relógio).
Tod@s estão convidados (as). Os(as) alunos(as) do CEM 01 do Paranoá, realizadores da videonovela, estarão presentes na sessão das 18h15min. para um bate papo após a exibição. Entrada franca.
Seguem abaixo mais informações sobre os filmes:
ESPELHOS PARTIDOS
1º capitulo da VideoNovela do CEM 01 – Paranoá. Duração: 14 min. Sinopse
Numa escola pública de 2º grau, jovens da cidade do Paranoá vivem o drama de serem sujeitos numa sociedade altamente consumidora. Direção: Projeto desenvolvido em oficinas de letramento audiovisual, onde os alunos do Centro de Ensino Médio 01 do Paranoá escreveram, filmaram, editaram e foram atores da videonovela. Trabalho desenvolvido coletivamente.
O Dia em que Dorival encarou a guarda
Todo homem tem seu limite, e Dorival resolve enfrentar a tudo e a todos para conseguir o que quer. A história da luta desigual de um homem contra um sistema sem lógica e sem humanidade.
Ficha de Informações do Filme
Duração: 15 min.
Ano: 1986
Cidade: Porto Alegre UF(s): RS País: Brasil
Gênero: Ficção
Ficha Técnica
Direção: Jorge Furtado e José Pedro Goulart
Roteiro: Jorge Furtado, Ana Luiza Azevedo, Giba Assis Brasil e José Pedro Goulart
Assistente de Direção: Ana Luiza Azevedo
Elenco: João Acaiabe (Dorival) Pedro Santos (Praça) Zé Adão Barbosa (Cabo) Sirmar Antunes (Sargento) Luis Emilio Strassburger (Tenente) Vera Lúcia Lopes (Ana Neusa) Marcos Breda (Indio) Verlaine Pretto (mulher amarrada) Marta Biavaschi (voz da mulher amarrada) Alexandre Corrêa (vigia) Roberto Henkin (reforço 1) Bertrand Kolecza (reforço 2) Arthur M. Rocha (reforço 3) Alderico Nogueira (reforço 4) Flávio Ferreira (paquerador)
Empresa Produtora: Casa de Cinema de Porto AlegreDireção de Produção: Gisele Hiltl e Henrique de Freitas Lima
Direção Fotografia: Christian Lesage
Fotografia de Cena: Não
Montagem/Edição: Giba Assis Brasil
Direção de Arte: Fiapo Barth
Técnico de Som Direto: Alfeu Junges e Alexandre Alves
Mixagem: Roberto Carvalho
Classificação Indicativa: 14 anos
Currículo do filme
Prêmios: 1º Prêmio Iecine (Governo do Estado/RS), 1985-86:Apoio à produção.14º Festival do Cinema Brasileiro, Gramado, 1986:Melhor Curta Nacional (dividido no Júri Oficial, sozinho no Júri Popular e no Prêmio da Crítica), Melhor Ator de Curta (João Acaiabe) e mais 4 prêmios regionais (Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia e Melhor Montagem).Troféu Scalp 1986:Destaque do ano em cinema.21º Festival de Cinema Ibero americano, Huelva, Espanha, 1986:Melhor Curta metragem de Ficção.8º Festival Internacional do Novo Cinema Latino americano, Havana, Cuba, 1986:Melhor Curta de Ficção.Exibido na mostra "Os 10 Melhores curtas brasileiros da década de 80", no Cineclube Estação Botafogo, Rio de Janeiro, 1990.

EITeatro!

Essas fotos são da oficina de teatro no Centro de Ensino Médio EIT (CEMEIT) realizadas às sextas-feiras, a partir das 18h30minutos, com o mímico e ator Abder Paz, parceiro da escola.
ÊI! Teatro!









20/10/2010

Nótícias das últimas sessões

Sessão dia 18/10/10


As duas últimas sessões realizadas dia 18/10/10 no Cine Teatro EIT foram ótimas. Na primeira tivemos a presença da professora Socorro do CEMEIT. Na segunda, tivemos as presenças do professor de LIBRAS Rodrigo Gonçalves, do intérprete de LIBRAS Adelson Mota e do professor Alexandre do 414 de Samambaia (uma pessoa muito bacana que conhecemos no curso de capacitação cineclubista para professores do Cine Mais Cultura).



Adelson Mota, Rodrigo Gonçalves, Marcus Vinícius e Flávia Felipe


Agora com a Cláudia Paula



Professor Alexandre










16/10/2010

Primeira Reunião do Cineclube EIT, hoje Cine Teatro EIT
















Teatro no CCBB

http://www.bb.com.br/portalbb/page501,128,10171,0,0,1,1.bb?&codigoMenu=9913&codigoMenu=9907

Teatro no CCBB

Fragmentos do Desejo - Cia. Dos a Deux
27 Out a 21 Nov
Local: Teatro I CCBB DF Horário: Quinta a sábado, às 21h Domingo, às 20h
Quatro personagens, fragmentos de vida Diferenças que fazem de cada um, um ser único. Gestos, sombras de mentiras, fatos não ditos. Um universo onde o sonho se torna a idealização do desejo. Uma historia de pessoas que com seus mais profundos desejos se tornaram diferentes.
Fragmentos do Desejo, a sexta criação da Cia Dos à Deux, prolonga uma pesquisa de escritura cênica entre teatro, dança e manipulação de objetos, em que toda a expressão é direcionada para um universo teatral pessoal e poético. Misturar as artes para ir ao encontro de uma nova estética, uma nova dramaturgia, uma nova direção artística.
Dramaturgia, coreografia e direção: Artur Ribeiro e André Curti. Interpretação: Maya Borker, Matías Chebel, André Curti e Artur Ribeiro.

Data: 27 de outubro a 21 de novembroHorário: Quinta a sábado, às 21h Domingo, às 20hLocal: Teatro I SCES, Trecho 2, lote 22
Bilheteria/Informações: Terça a domingo, das 9h às 21h Telefone: (61) 3310-7087 (61) 3310-7087
Ingressos: R$ 15 (inteira) R$ 7,50 (meia entrada para estudantes, professores, funcionários e correntistas do Banco do Brasil e maiores de 60 anos)
Classificação: 14 anos

Sarau Tribo das Artes


90º Sarau Tribo das Artes

Tema: Vida de Professor

Terça-feira, dia 19 de outubro de 2010

Kareka´s Bar - praça da CNF, Taguatinga Norte

Início às 20h30min - couvert: R$ 5,00, destinado à produção da revista Tribo


Toda 2ª terça-feira de cada mês no Kareka´s Bar - Taguatinga Norte

Informações e reservas: 8472 12 07 (Careca)



15/10/2010

Oficina de Teatro na Escola


Olá pessoal!!!

Este é um convite e, para os que já participam, um lembrete da Oficina de Teatro com o artista, mímico, ator.... Abder Paz!
Chamem seus amigos e venham participar! Ajudem a divulgar, encaminhando emails para sua lista de amigos!


Amanhã haverá teatro!!!


Dia: toda sexta-feira
Horário:  das 18h40min às 20h
Local: sala de Artes Cênicas do CEM EIT
(será entregue declaração de comparecimento aos que necessitarem)

ps: vale lembrar que a participação nesta oficina vale pontos para recuperação! Aproveitem!

Visitem e participem também de nosso blog filosófico:  http://mundodesofiaeit.blogspot.com/

Abraços

14/10/2010

Concurso Curtas


PARTICIPEM!!!




Convite Cine Teatro EIT

Convite Cine Teatro EIT


Dia 18/10/10, segunda-feira, será exibido o filme:
O Resto é Silêncio de Paulo Halm (23 minutos) às 12h15min. e às 18h15min.
Local: Teatro da Praça de Taguatinga.
Todos estão convidados! Compareçam!Entrada Franca.
Bate papo logo após a exibição do curta-metragem.

Seguem abaixo mais informações sobre o filme.


O Resto é Silêncio

Lucas, adolescente surdo, vive isolado, voltado para livros e poesia. Até o dia em que conhece Clara, também surda. A partir desse encontro, a vida de Lucas mudará completamente. O filme é todo falado em Libras, a língua brasileira de sinais, e interpretado por atores surdos.

Título: O Resto é Silêncio
Duração: 23 min.
Ano: 2003
Cidade: UF(s): RJ País: Brasil
Gênero: Ficção
Subgênero: Suspense
Cor: Colorido
Classificação Indicativa: Livre

Ficha Técnica:
Direção: Paulo Halm
Roteiro: Paulo Halm
Empresa(s) Co-produtora(s): Artifício Cinematográfico
Produção Executiva: Eduardo Nunes
Direção de Produção: Bárbara Lafetá e Alice Spitz
Direção Fotografia: Alex Araripe
Fotografia de Cena: Não
Montagem/Edição: Valdo Ribeiro da Nóbrega ePaula Mele
Direção de Arte: Ana Paula Cardoso
Técnico de Som Direto: Bruno Viana
Sound Designer: José Cláudio Castanheira
Descrições das Trilhas: TRILHA MUSICAL José Cláudio Castanheira

Currículo do filme:
Prêmios: Melhor ator, prêmio da critica, prêmio aquisição canal Brasil e Melhor filme no Cine-PE
Melhor ator e prêmio Especial do Júri no Guarnicê de cinema e vídeo
Melhor ator e melhor roteiro em Gramado
Melhor ator, melhor filme de ficção e Prêmio OCIC na Jornada de Cinema da Bahia
Melhor filme de ficção no Alucine - Festival de cinema de Toronto
Melhor ator e melhor filme do júri popular - Vitória cine festival
Melhor filme do júri popular - Festival de Santa Maria da Feira.



21/09/2010

Estou no Blog!êêê!

Oi, estou tão feliz de acessar o blog do Cineclube EIT! Vida longa a ele!!!
Flávia

11/09/2010

Ator/Cidadão

"Atores somos todos nós, e cidadão não é aquele que vive em sociedade: é aquele que a transforma."
 (Boal é nomeado embaixador em Paris -27/03/09 - Com essa frase, Augusto Boal,78 anos, terminou sua mensagem lida em português, na Unesco, em Paris, diante de um auditório...)