04/11/2010

Convite
Cine Teatro EIT


Dia 08/11/2010, segunda-feira, serão exibidos os filmes:

Sessão às 12h15min.: Ticumbi de Elyseu Visconti (18 minutos) e Defina-se de Kelly Regina Alves. Classificação Indicativa: 14 anos.

Sessão às 18h15min.: Espelhos Partidos - 1º capítulo da Videonovela do CEM 01 - Paranoá (Duração: 14 minutos) e Defina-se de Kelly Regina Alves (4 minutos). Classificação indicativa: 14 anos.

Local: Espaço Cultural Teatro da Praça – CNB 1, Área Especial - Taguatinga (Próximo à praça do Relógio).

Tod@s estão convidados (as). Os(as) alunos(as) do CEM 01 do Paranoá, realizadores da videonovela, estarão presentes na sessão das 18h15min. para um bate papo após a exibição. Entrada franca. Seguem abaixo mais informações sobre os filmes.

Ticumbi

Após a proibição de Os monstros de Babaloo, Elyseu Visconti desiludiu-se com o mercado cinematográfico de ficção e passou a fazer documentários antropológicos Brasil a fora. Um dos melhores é Ticumbi, feito no Espírito Santo em 1978, produzido e fotografado por ele mesmo, e que registra uma festa semelhante ao congado, realizada pelos descendentes de um quilombo. Depois de uma procissão fluvial de três dias, os participantes encenam uma batalha entre mouros e cristãos ao som de pandeiros e tambores. É interessante reparar nas diferentes formas de enfocar a realidade na obra ficcional e documental do cineasta. No primeiro caso, percebe-se a deformação caricatural, inclusive física, dos protagonistas; no segundo, a preocupação quase científica com o registro das imagens. Atrás de tudo, entretanto, um cineasta-autor que merece ser conhecido melhor. Produção, direção e fotografia: Elyseu Visconti. Montagem: Rubens Amorim. Duração: 18 minutos.Texto de João Carlos Rodrigues.
Defina-se

Manifesto audiovisual sobre a trajetória dos negros no Brasil, da senzala à periferia da cidade grande. Defina-se. Direção: Kelly Regina Alves. Classificação Indicativa: Livre. Duração: 4 minutos.

ESPELHOS PARTIDOS

1º capitulo da Videonovela do CEM 01 – Paranoá. Duração: 14 minutos. Sinopse: Numa escola pública de 2º grau, jovens da cidade do Paranoá vivem o drama de serem sujeitos numa sociedade altamente consumidora. Direção: Projeto desenvolvido em oficinas de letramento audiovisual, onde os alunos do Centro de Ensino Médio 01 do Paranoá escreveram, filmaram, editaram e foram atores da videonovela. Trabalho desenvolvido coletivamente.

Psiiiiiiiiiu!
Êi! Teatro!
EITeatro!
Lembrete: Toda sexta-feira tem oficina de Teatro, o EITeatro, às 18h20min. na sala de Artes Cênicas do CEMEIT. Oficineiro: Abder Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário